Curitiba vai sediar no próximo dia 14 (terça-feira) um seminário sobre migrantes, refugiados, comunidades tradicionais e grupos étnicos, intitulado “Brasil, um Pais Pluripovos”. O evento é gratuito, com inscrições online para quem quiser acompanhar presencialmente, e acontecerá no Auditório Blockchain, na Celepar, em Curitiba. Também haverá transmissão ao vivo aberta pela internet, no canal do YouTube Sejuf Paraná, sem a necessidade de inscrição.

A capacitação é voltada principalmente para organizações e servidores públicos que atuam entre comunidades tradicionais e povos de diáspora (imigrantes, refugiados e apátridas).

É uma promoção do Instituto PluriBrasil e da Secretaria Nacional de Proteção Global, do governo federal, com apoio do governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (SEJUF), Centro de Apoio ao Estrangeiro no Brasil e Exterior (Caebe) e a organização não governamental (ONG) Abuna. Também participa da iniciativa a Organização Internacional para as Migrações (OIM), da Organização das Nações Unidas (ONU).

O presidente do Instituto PluriBrasil, Igor Shimura, disse que serão apresentadas demandas da área e orientações às pessoas que atuam na temática. Entre os objetivos, segundo ele, está o fomento à construção de politicas públicas no estado, que já recebeu mais de 60 nacionalidades, além de fortalecer a rede de atendimento a essa parcela da população no Paraná.

“Nosso país tem recebido cada vez mais imigrantes, e o Paraná lidera essa recepção, especialmente vindos da Venezuela, Haiti, Síria, Afeganistão e, agora, refugiados de guerra da Ucrânia”, explicou. “Isso gera uma demanda de qualificação para o atendimento a essas pessoas, como ofertar os serviços que vão garantir dignidade a elas em relação a segurança, alimentação e documentação. Essa capacitação acaba sendo útil até mesmo para o terceiro setor ou para entidades privadas do setor financeiro”.

REFUGIADOS – O evento acontece próximo do Dia Mundial do Refugiado, lembrado em 20 de junho, e do Dia Nacional do Imigrante, no dia 25 de junho, e marca um mês no qual se centralizam estratégias para a integração dessas pessoas. Também será o mês em que o Centro Estadual de Informações para Migrantes, Refugiados e Apátridas (CEIM) atingirá 25 mil atendimentos em Curitiba.

Para Kelly Letchakowski, técnica do CEIM, este será mais um marco importante para a SEJUF na atuação de atendimento às demandas que mais crescem no estado, e a expectativa é dar visibilidade aos serviços governamentais disponíveis para atender aos imigrantes e refugiados.

“O mês de junho é muito especial, e é um período em que centralizamos as estratégias para integração das pessoas que têm chegado ao Paraná”, afirmou. “Nosso estado é referência para o país em questão de políticas públicas para refugiados e imigrantes. Temos o primeiro Conselho Estadual dos Direitos dos Refugiados, Migrantes e Apátridas (CERMA). É um prazer receber esse seminário de capacitação que vai aprimorar o atendimento dessas pessoas”.

SERVIÇO:

Data: terça-feira, 14 de junho

Horário: 8h30 às 17h

Local: Celepar – Auditório Blockchain – Rua Mateus Leme, 1561, Curitiba – Paraná

Inscrições: AQUI

Informações: (41) 99226-5583

Transmissão: AQUI

PROGRAMAÇÃO

.pr.gov.br

http://www.miguelimigrante.blogspot.com